Sequência Didática Educação Infantil – Contos de Fada
Os contos de fada desperta nas crianças um grande fascínio, o tema escolhido para trabalhar a sequência didática educação infantil, além de ser atraente desperta o interesse e o prazer em ler e ouvir histórias o que irá possibilitar seus avanços no processo de leitura e escrita.
Os objetivos das atividades de sequência didática Educação Infantil é:
- Ampliar sua capacidade comunicativa
- Escutar e recontar diversos gêneros de textos
- Elaborar perguntas
- Interessar-se pela leitura
- Interagir em situações de comunicação oral
- Valorizar a leitura
- Avançar na hipótese de escrita
Pode interessar: Parlendas Folclóricas e Atividades com Números Educação Infantil
Para dar início a sequência didática Cinderela, fazer uma roda de conversa, para saber dos conhecimentos prévios, o que são contos de fadas? Se conhecem algum conto de fadas? Qual conto de fadas mais gostam?
Fazer uma lista de contos preferidos da sala, a professora como escriba. Depois fazer a leitura da lista junto com as crianças. Fazer a leitura do conto para as crianças.
Passar o filme da Cinderela e depois fazer uma roda de conversa com perguntas a respeito do filme. Será entregue as crianças folha de sulfite, canetinhas, lápis de cor e giz de cera para que façam o resgitro do filme, tendo a professora como escriba.
Sequência Didática Educação Infantil – Cinderela
A escrita faz parte da vida das crianças mesmo antes do processo de alfabetização chegar, elas leem o mundo através das imagens, dos sons e por isso trabalhamos com elas atividades que envolvam registros de toda natureza: nomes deles, nomes dos colegas, nomes de frutas preferidas, nomes de carros, nomes de histórias infantis, de desenhos animados, dentre outras possibilidades.
Nós chamamos de escrita espontânea pelo fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.
A escrita espontânea é utilizada na Educação Infantil para que o professor possa fazer o diagnóstico em qual fase de desenvolvimento da aquisição do código escrito a criança está, e para que ela possa construir hipóteses em torno da escrita de palavras e do sistema alfabético.
Atividades para Educação Infantil – Atividades Cinderela
Gostou da postagem Sequência Didática Educação Infantil?
Comente e deixe sugestões para as próximas postagens do blog.
Muito boa sua sequencia didática da Cinderela. Infelizmente não consegui imprimir em um tamanho legal.
Oi, Maria Helena!
Que bom que gostou. Para imprimir em um tamanho legal, sugiro imprimir duas páginas por folha sulfite.
Olá Roberta , estou me formando em pedagogia e adorei sua sugestão de aula e atividades, mas gostaria de te referenciar em um trabalho de estagio supervisionado mais falta teu nome completo para colocar nas normas abnt. Aguardo tua resposta!
Entra em contato comigo pelo e-mail [email protected]
sou iniciante na educação infantil e a cada dia me apaixono mais por ela. Esse material será útil para o meu trabalho. obrigada por compartilhar.
Olá Roberta!
Uma gracinha a sequência. Gostaria de poder usar. Teria como me enviar as atividades por email ([email protected])? O tamanho aqui está muito pequeno, nem meio sulfite fica legível. Desde já obrigada!
Oi, Darine!
Infelizmente não tenho mais esse arquivo.
Que pena! Obrigada! ;*
Adorei o material, gostaria de saber a partir de qual idade é indicado?
Oi, Amanda!
Essa sequência pode ser usada com alunos que estejam no final da Educação Infantil.
muito interessante adorei suas atividades parabéns .
OI, GOSTARIA DE COMPRAR O ALFABETO PONTILHADO. NAO ENCONTREI NA LOJA.
Olá!
O Alfabeto Pontilhado completo ainda não saiu. Sairá nos próximos dias e te avisarei por e-mail.
Amei 💕 muito criativa as atividades
Muito obrigado, Tânia!