Sequência Didática Educação Infantil

Sequência Didática Educação Infantil – Contos de Fada

Os contos de fada desperta nas crianças um grande fascínio, o tema escolhido para trabalhar a sequência didática educação infantil, além de ser atraente desperta o interesse e o prazer em ler e ouvir histórias o que irá possibilitar seus avanços no processo de leitura e escrita.

Os objetivos das atividades de sequência didática Educação Infantil é:

  • Ampliar sua capacidade comunicativa
  • Escutar e recontar diversos gêneros de textos
  • Elaborar perguntas
  • Interessar-se pela leitura
  • Interagir em situações de comunicação oral
  • Valorizar a leitura
  • Avançar na hipótese de escrita

Pode interessar: Parlendas Folclóricas e Atividades com Números Educação Infantil

Para dar início a sequência didática Cinderela, fazer uma roda de conversa, para saber dos conhecimentos prévios, o que são contos de fadas? Se conhecem algum conto de fadas? Qual conto de fadas mais gostam?

Fazer uma lista de contos preferidos da sala, a professora como escriba. Depois fazer a leitura da lista junto com as crianças. Fazer a leitura do conto para as crianças.

Passar o filme da Cinderela e depois fazer uma roda de conversa com perguntas a respeito do filme. Será entregue as crianças folha de sulfite, canetinhas, lápis de cor e giz de cera para que façam o resgitro do filme, tendo a professora como escriba.

Sequência Didática Educação Infantil – Cinderela

A escrita faz parte da vida das crianças mesmo antes do processo de alfabetização chegar, elas leem o mundo através das imagens, dos sons e por isso trabalhamos com elas atividades que envolvam registros de toda natureza: nomes deles, nomes dos colegas, nomes de frutas preferidas, nomes de carros, nomes de histórias infantis, de desenhos animados, dentre outras possibilidades.

Nós chamamos de escrita espontânea pelo fato da criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido.

A escrita espontânea é utilizada na Educação Infantil para que o professor possa fazer o diagnóstico em qual fase de desenvolvimento da aquisição do código escrito a criança está, e para que ela possa construir hipóteses em torno da escrita de palavras e do sistema alfabético.

Atividades para Educação Infantil – Atividades Cinderela

Sequência Didática Educação Infantil - Escrita Espontânea Cinderela Sequência Didática Educação Infantil - Conte os Vestidos Cinderela Sequência Didática Educação Infantil - Atividades com Sílabas Embaralhadas Palavras da História Cinderela Conte os docinhos da Cinderela Atividades com Vogais e Consoantes Sequência Didática Educação Infantil Colas as letras Atividade de contar as letras Ligue os nomes aos personagens Sequência Didática Educação Infantil - Atividades Cinderela

Gostou da postagem Sequência Didática Educação Infantil?

Comente e deixe sugestões para as próximas postagens do blog.

4 Comentários

    1. Roberta .

      Oi, Maria Helena!
      Que bom que gostou. Para imprimir em um tamanho legal, sugiro imprimir duas páginas por folha sulfite.

      Responder

  1. Olá Roberta , estou me formando em pedagogia e adorei sua sugestão de aula e atividades, mas gostaria de te referenciar em um trabalho de estagio supervisionado mais falta teu nome completo para colocar nas normas abnt. Aguardo tua resposta!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *