Sequência didática de formas geométricas educação infantil.
Objetivos:
Mostrar que as cores e formas geométricas educação infantil estão presentes no ambiente onde vive e que fazem parte de seu cotidiano, identificar e nomear cores e formas geométricas (triângulo, quadrado, retângulo e círculo) percebendo as características de cada uma e desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores.
Competências e Habilidades:
Nessa Sequência de cores e formas geométricas educação infantil, o aluno conhece e percebe as diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, manipular materiais artísticos, desenvolvendo o gosto pelo processo de produção, construir noções matemáticas presentes no cotidiano, reconhecer e agrupar figuras e formas geométricas.
Procedimentos:
Oferecendo diferentes suportes gráficos e variedade de materiais para a produção de registros, estimulando a confecção de tintas e massas com a participação das crianças, explorando materiais como: massa de modelar, argila, pintura a dedo, cola colorida, lápis de cor, guache, etc.
Oferecendo trabalhos tridimensionais, por meio de colagem, montagem, recorte e justaposição (ex: trabalho com sucata), proporcionando a apreciação e o contato com obras de arte, manuseando o “tangran” e os blocos lógicos, observando suas formas geométricas e descobrindo o que pode ser construído, proporcionando atividades para que as crianças possam: identificar, comparar, descrever e classificar figuras geométricas; explorando transformações geométricas através de composição e decomposição de figuras, desenvolvendo o raciocínio e a atenção.
Conteúdos: Conhecer, identificar e manipular formas geométricas e cores.
- Recursos materiais:
- Folha sulfite;
- Lápis de cor;
- Giz de cera;
- Tinta guache;
- Cola;
- Cola colorida;
- Tesoura;
- Blocos lógicos.
- Desenvolvimento:
- Levantamento dos conhecimentos prévios;
- Atividades de cores e formas geométricas para que as crianças possam: identificar, comparar, descrever e classificar cores e formas geométricas;
- Oferecendo diferentes materiais com variedades de cores e formas para identificação;
- Explorando materiais como pintura a dedo, dobradura, recortes, colagem e montagem, etc;
- Manuseando os blocos lógicos, observando suas formas geométricas e suas cores descobrindo o que pode ser construído;
Avaliação: Realizada a partir do desenvolvimento, através de observações, participações nas atividades e pelos registros escritos.
??????
Simplesmente amando esse material. Obrigada por dividir conosco.
Excelente plano de aprendizado. Recomendo a visitarem a pagina. Parabens
Gostaria de saber a reposta da folha adivinha quem eu sou
Que tem 3 exercicios
Parabéns pelo trabalho muito bom obrigada, me ajudou bastante.
Excelente!
Qual habilidade da BNCC você usou?