Passos de quadrilha - Imagem destaque

27 Passos de quadrilha para Festa junina

A quadrilha junina, de acordo com historiadores, surgiu no Brasil ainda durante o período colonial é uma dança popular típica, representada por casais que são orientados e animados por narrador. Entre alguns instrumentos que acompanham o ritmo da quadrilha junina estão a sanfona, o triângulo, o tambor e a viola. Para auxiliar os professores nos ensaios, segue abaixo passos de quadrilha junina.

Crianças realizando os passos de quadrilha

Passos de quadrilha junina para ensaiar com as crianças:

1. CAMINHO DA FESTA: os noivos ficam na frente da fila. Os pares ficam de braços dados, as damas à esquerda dos cavalheiros. Os pares entram.


2. ANARRIÊ: as damas e os cavalheiros se separam formando duas colunas.


3. OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida e voltam a seus lugares caminhando de costas.


4. AS DAMAS CUMPRIMENTAM OS CAVALHEIROS: agora é a vez das damas irem até os cavalheiros e cumprimenta-los. Elas também voltam de costas para os seus lugares.


5. SAUDAÇÃO GERAL: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e se cumprimentam.


6. BALANCE: damas e cavalheiros balançam os braços naturalmente.


7. PREPARAR PARA O GALOPE: a noiva e o noivo se encontram e saem de mãos dadas para o alto pulando de lado até o final da fila. Todos os casais fazem assim até os noivos voltarem a ser os primeiros, continue de olho nos passos de quadrilha.


8. OLHA O TÚNEL: as damas de frente para os cavalheiros elevam os braços para cimae de mãos dadas fazem o túnel. Os primeiros a passar pelo túnel são os noivos e os outros vão em seguida e formam os pares para começar a formar a roda.


9. OLHA O GRANDE PASSEIO: começam a formar a roda as damas para o lado de dentro.


10. DAMAS AO CENTRO: as damas formam a roda e giram e os cavalheiros também.


11. COROA DE ROSAS: os cavalheiros, de mãos dadas, erguem os braços na vertical sobre a cabeça das damas, como se as coroassem. Depois abaixam os braços passando-os pela frente, até a altura da cintura, girando para a esquerda ou para direita.


12. DESCOROAR: os cavalheiros tiram os braços e formam a roda.


13. DAMAS PROCURAM SEUS CAVALHEIROS: os cavalheiros param e as damas continuam rodando até encontrar o seu par, parando a esquerda do seu cavalheiro.


14. CARACOL: as damas e os cavalheiros formam uma grande roda. A noiva solta uma das mãos do noivo e vai puxando os outros para dentro da roda. Todos devem estar de mãos dadas, formando o caracol. Chegando ao centro, a noiva faz o caminho de volta. Formando novamente a grande roda.


15. CAMINHO DA ROÇA: um anda atrás do outro com as mãos para trás e o corpo um pouco curvado para a frente.


16. OLHA A CHUVA: todos dão meia-volta (viram para o outro lado) e colocam a mão na cabeça.


17. JÁ PASSOU: todos dão meia-volta novamente e dizem “ahhhh”.


18. OLHA A COBRA: todos pulam, gritam e dão meia-volta.


19. JÁ MATARAM: todos dão meia-volta novamente e dizem aaahh.


20. A PONTE QUEBROU: todos dão meia-volta novamente.


21. JÁ CONSERTOU: voltam a dançar no outro sentido e dizem ah.


22. PREPARAR PARA O VIVA: todos em roda dão as mãos e sempre que disserem VIVA vão para o centro da roda e erguem os braços e gritam VIVA.


23. VIVA OS NOIVOS: viva.


24. VIVA OS CONVIDADOS: viva, e vão falando outros vivas.


25. PREPARAR PARA O GRANDE BAILE: cada dama pega o seu par e os dois começam a dançar juntos.


26. O GRANDE BAILE ESTÁ ACABANDO, VAMOS NOS DESPEDIR DO PESSOAL: os pares começam a dançar juntos.


27. AGORA, A DESPEDIDA: em fila os pares vão se despedindo dos convidados. As damas acenam com as mãos e os cavalheiros com os chapéus, e assim encerra os nossos passos de quadrilha.


Os passos de quadrilha foi preparado tendo em vista que a dança da quadrilha junina é uma das mais populares, mas vale ressaltar que tem várias outras danças, sendo: pandeirinha, dança da saia, rala o côco mexe a canjica e outras.

Para deixar seu trabalho dentro da sala de aula completo confere também as atividades festa junina educação infantil e o projeto festa junina educação infantil, todas as atividades desenvolvidas para atender as hipóteses de cada aluno e acrescentar o conhecimento cultural.

Imagens por Freepik

15 comentários em “27 Passos de quadrilha para Festa junina”

  1. Avatar
    Gislene

    Posso ensaiar adultos para fazer esse tipo de festa?

  2. Avatar
    Cacilda Aparecida D' Oliveira

    Gostei muito , você me faz lembrar as danças antigas que eram muito animadas e até os adultos participavam,tudo acabava bem e as pessoas se divertiam por muitas horas.Lembro da minha vida quando criança ,adolescente ,nos tempos de paquerinhas Te desejo muitas alegrias em sua vida como educadora.Um grande abraço.Cacilda?

  3. Avatar
    Marcone

    Boa noite! Estava procurando uns passos para fazer uma quadrilha na minha aula de hidroginástica, e adaptei os 27 passos de sua dica.
    Obrigado,

  4. Avatar
    Eduardo Fiott

    Sensacional Roberta, parabéns!! É uma grande professora e com certeza seu reconhecimento é mais que merecido pelos pais e alunos que a cercam. O Brasil precisa de pessoas como você!! Forte abraço, mais sucesso ainda. Eduardo – Colégio Visão BsB

  5. Avatar
    Marcelo

    Existe um passo que o menino fica de joelho e a menina dando volta nele?

    1. Roberta .

      Existe, mas não sei o nome desse passo.
      Acredito que você encontre com facilidade nos vídeos do YouTube.

  6. Avatar
    Claudemir

    Parabéns gostei muito da matéria sua de marcação de passo de quadrilha . Teria como vc me manda no meu e-mail [email protected].

  7. Avatar
    Celia maria

    Parabéns!! Quero fazer uma quadrilha dança quem que. Acho que vai ficar ótimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *