Projeto festa junina Educação infantil

A festa junina é um tema muito rico por ter vários conteúdos a ser trabalhado. O projeto festa junina educação infantil foi desenvolvido para incentivar nos alunos o gosto pela festa junina, através de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações característica do tema que também fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.

Atividades Projeto festa junina Educação infantil

As atividades do projeto foram elaboradas para desenvolver raciocínio lógico, coordenação motora e a contagem de números termo a termo além de trazer o conhecimento cultural.

Projeto festa junina educação infantil - bandeirinhas Projeto festa junina educação infantil-cole

Projeto festa junina educação infantil - recorte Projeto festa junina educação infantil - ligue

Projeto festa junina educação infantil - lista Projeto festa junina educação infantil - numeros

Projeto festa junina educação infantil - pinte bandeiras Projeto festa junina educação infantil - pinte letras

Projeto festa junina educação infantil - desenhe-baloes Projeto festa junina educação infantil - vamos descobrir

Acesse as atividades festa junina educação infantil para deixar o seu projeto ainda mais completo.

Brincadeiras juninas Projeto festa junina Educação infantil

Corrida do milho: No chão desenhar duas linhas paralelas e distante uma da outra e atrás de uma das linhas, colocar uma bacia com grãos de milho e atrás da outra linha, os participantes são reunidos por pares, um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Quando a professora der o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada e colocar o milho no copo que seu parceiro segura, a dupla que encher o copo descartável de milho primeiro vence.

Corrida do ovo na colher: Marcar um local de partida e outro de chegada e cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima, o vencedor é o primeiro a cruzar a chegada sem derrubar o ovo, pode-se substituir o ovo cozido por batata ou limão.

Corrida do saco: Fazer uma marca no chão do local de partida e de chegada, cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura, quando for dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos, vence quem alcançar a chegada primeira.

Jogo das argolas: Encher garrafas de refrigerante com água e apertar bem as tampas, arrumar as garrafas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Fazer uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância, cada participante recebe cinco argolas, para fazer cinco tentativas, quem conseguir encaixar mais argolas nas garrafas vence a brincadeira.

Jogo do bicho ou Rabo do burro: Desenhe um animal de costas ou de lado numa cartolina e prenda numa parede. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante grande (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.

As brincadeiras do projeto festa junina educação infantil, podem ser desenvolvidas por equipe entre meninos e meninas ou entre turmas. Além das brincadeiras acima, pode ser feito um desfile dos alunos caracterizados de caipira, pescaria de cores e números, construir com massa de modelar alimentos e bonecos típicos de festa junina; entre tantas outras brincadeiras.

Músicas

Uma lista de sugestão de músicas para animar a turma na acolhida, no recreio e  também escolher uma para cantar dentro de sala de aula.

  • Festa junina
  • Cai, cai, balão
  • Capelinha de melão
  • O balão vai subindo
  • Balãozinho chinês
  • Pai Francisco
  • Pula a fogueira
  • Olha Pro Céu Meu Amor
  • Pedro, Antônio e João
  • Sonho de Papel
  • São João na Roça

Apresentação de danças juninas

Para fechar o projeto, fazer uma apresentação com a turma de uma dança popular símbolo da festa junina, tais como; dança da saia, dança do espantalho, rala o cocô meche a canjica, pandeirinha e uma das mais tradicionais a quadrilha junina, aqui em nosso blog você pode conferir os 27 passos de quadrilha para festa junina elaborado para auxiliar e facilitar o seu ensaio com a turma. E o toque final da apresentação da dança é servir comidas típicas a base de milho como: espigas cozidas, canjica ou bolo de fubá se possível.

Imagem: by freepik

♡♡♡ Sua opinião é importante. Comente!!! ♡♡♡