Brincadeiras folclóricas para Educação infantil

As Brincadeiras folclóricas é usada para melhorar o relacionamento entre as crianças.

As brincadeiras folclóricas vem através de versos fáceis, sendo possível fazer um amplo trabalho com as parlendas, como: ensino da linguagem, exercitar a concentração, interação entre as crianças ou apenas por diversão.  São diversas as brincadeiras envolvendo o tema folclore:

Corre Cotia ou Corre Cutia:  As crianças deverão tirar a sorte para ver quem ficará com o lenço, usando a parlenda, uni,duni,tê. Depois dessa escolha o professor pedirá para todos os alunos sentarem na roda com as pernas cruzadas e quem estiver segurando o lenço corre ao redor da roda enquanto o grupo fala:

Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moço bonito
Do meu coração.
Depois o dono do lenço então pergunta: – Posso jogar?
E todos respondem: – Pode!
Um, dois, três!

Deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou ele será o próximo a jogar o lenço, se não conseguir quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa.

Amarelinha : Risca-se o chão com giz branco, tijolo ou fita, uma sequência de uma e duas quadras até que complete 10. A criança deve pular com um e dois pés até chegar ao céu.  A criança pode também jogar uma pedrinha, e na quadra que ela parar fica proibido encostar os pés.

Brincadeiras folclóricas - Amarelinha

Dança da cadeira: Separe uma cadeira para cada criança, exceto uma, por exemplo: se tiverem 10 crianças será preciso 9 cadeiras. Organize-as em círculo com o assento para fora. Coloque uma música e peça para as crianças rodarem na mesma direção, com as mãos para trás. Pare a música e peça para as crianças sentarem, quem ficar sem cadeira sai da brincadeira. Repita a atividade até sobrar apenas uma criança, a vencedora. Variação: Você pode tirar uma cadeira a cada rodada, mas não tirar nenhuma criança, sendo preciso um sentar no colo do outro.

Brincadeiras folclóricas - Dança da cadeira

Passa anel: As crianças sentam lado a lado e escolhem alguém para ser o passador, que esconderá um anel na palma das mãos. Todos devem juntar as mãos como se estivessem orando, o passador passará as mãos nas mãos de todas crianças e deixará o anel em uma delas. A criança que ganhou o anel deve o manter escondido e em segredo. O passador escolherá outra criança e perguntará com quem está o anel, se ela acertar será o novo passador, se errar sairá do jogo e o passador perguntará para outra criança até alguém acertar.

Brincadeiras folclóricas - passe o anel

Forca: É um jogo que tem como objetivo a formação de palavras. Risca-se uma base para forca onde será desenhado o corpo e faz um risco para cada letra da palavra a ser adivinhada. O adivinhador diz uma letra, se estiver certo o enforcador a escreve no risco e se estiver errada faz uma parte do corpo humano na base da forca. Repete-se a atividade até o adivinhador acertar toda a palavra, ou ser enforcado, caso o enforcador tiver desenhado todo o corpo.

Brincadeiras folclóricas - forca

Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração, muitas delas existem há décadas ou até séculos, costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.

Essas são apenas algumas sugestões de brincadeiras folclóricas, esse tema é bem extenso tendo variadas brincadeiras para divertir a turma. Confira também o projeto folclore educação infantil e as 24 parlendas folclóricas para complementar o tema folclore que é muito amplo.

♡♡♡ Sua opinião é importante. Comente!!! ♡♡♡